quarta-feira, 27 de junho de 2007
As aulas acabaram!
segunda-feira, 18 de junho de 2007
Inauguração da Biblioteca da EB1 de Nossa Senhora de Campanhã

Foi inaugurada hoje, pelo Vereador do Pelouro da Educação, Juventude e Inovação, Vladimiro Feliz, a biblioteca da Escola Básica e Jardim-de-Infância de Nossa Senhora de Campanha, integrada no Agrupamento Vertical de Escolas do Cerco. A iniciativa contou com a presença de Teresa Calçada, coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares do Porto (RBEP) e comissária adjunta do Plano Nacional da Leitura.
A biblioteca do referido estabelecimento de ensino é uma das três bibliotecas de escolas do 1º ciclo que integraram a Rede de Bibliotecas Escolares este ano lectivo, perfazendo agora um total de 27 bibliotecas escolares do 1º ciclo da cidade do Porto. Teresa Calçada salientou a importância desta rede na formação das crianças, realçando que “a qualidade de vida e a cidadania passam pelo desenvolvimento da literacia das populações e isso deve ser um desiderato também das autarquias”. A coordenadora da RBEP afirmou ainda que a biblioteca deve ser um instrumento usado em complemento com o plano curricular e como um recurso natural da escola.Este último ponto foi, aliás, reiterado por Vladimiro Feliz, que salientou o facto de a criação de hábitos de leitura ser também uma das prioridades do pelouro. ”Ao criar espaços como estes, estamos a dar novas oportunidades a estas crianças e a criar uma geração de futuro”. O autarca realçou ainda o facto de esta nova biblioteca conseguir aliar os três pilares indispensáveis para a formação da cidadania: a língua portuguesa, a matemática e as novas tecnologias. “Ao criar uma geração que desenvolva os três pilares, estamos a abrir-lhes novos horizontes e a promover o conhecimento.”
Nova Sugestão
quarta-feira, 13 de junho de 2007
Página da Escola

Lugar à Poesia
"Na primeira parte deste livro, destinada aos mais novos, as palavras reinam de uma forma divertida. Para os mais crescidos,na segunda parte, ostentam um manto de sedução. Realmente! Esta palavra pode exprimir admiração por quem tem uma mente lúcida e excelente. Real....mente: não pertence à realeza, mas o palácio de uma mente é uma enorme riqueza. Os reis verdadeiros sonham com tronos de livros e abdicam dos seus reinados, por uma rara e cobiçada coroa de palavras preciosas..."
Mais uma sugestão da nossa biblioteca, numa prateleira perto de todos.
Isabel Ricardo Amaral

Quem não se lembra da escritora Isabel Ricardo Amaral, que tão amavelmente nos visitou durante a "Semana da Leitura" que decorreu de 5 a 9 de Março?
Foi uma manhã inesquecível. A nossa ilustre convidada chegou com um sorriso e conversou com os alunos sobre os seus livros e personagens... reais, confidenciou-nos.
A atenção com que os alunos ouviam as suas palavras e o cuidado nas questões colocadas foram um momento excelente de partilha.
Por que não conhecer melhor esta autora e a sua obra?
Fica aqui a sugestão: visitar a sua página
www.isabelricardo.com
A Biblioteca recomenda...

Histórias de ir à bola, José Jorge Letria
Os contos que podemos ler neste livro, obra recomendada no Plano Nacional de Leitura, revelam um tema comum, tanto do agrado dos nossos jovens.
Trata-se de um conjunto de nove textos narrativos, em tom humorístico e, por vezes, satírico, que envolvem desde o início o leitor. O discurso é bastante acessível, repleto de vocabulário próprio da gíria futebolística, que provoca o riso. Encontramos personagens e episódios cómicos, como por exemplo: um árbitro que engole um apito, um cão chamado Pelé ou, ainda, um almoço entre uma Águia, um Leão e um Dragão.
José Jorge Letria, de forma engraçada, brinca com um tema tão actual como o futebol, permitindo que os leitores se deixem invadir pelas suas personagens. Certamente que este livro será do agrado de todos.
Boa Leitura!!!!!
sexta-feira, 8 de junho de 2007
Empréstimo domiciliário

Atenção
A partir do último dia 6, não é possível requisitar mais livros da biblioteca, pois corremos o risco de não serem devolvidos. Certamente que todos compreenderão esta decisão. No final do ano lectivo, há sempre alunos mais esquecidos, atarefados com os últimos testes e/ou trabalhos, aturdidos com o calor ou simplesmente esquecidos.
Àqueles que ainda desfrutam da companhia do livro, façam um esforço e separem-se dele. No próximo ano, cá estaremos.