quarta-feira, 27 de junho de 2007

Praia, mar e livros


As aulas acabaram!

Em balanço de final de ano, resta-nos dizer que foi bastante positivo, satisfatório e enriquecedor este ano lectivo que acabou para os alunos da nossa escola.
Foi com muita alegria que vimos os nossos alunos entrar na biblioteca para ler, para elaborar trabalhos, pesquisar ou, ainda, requisitar livros. Fica na nossa memória as diferentes actividades que tiveram lugar nesse espaço, onde o livro é Rei. Decorreu a "Semana da Leitura 2007", repleta de dinamismo, a comemoração do dia de S. Valentim, as sessões de leitura Conto de exclamação, a dinamização do Plano Nacional de Leitura, a exposição de trabalhos realizados pelos alunos, as sugestões semanais de leitura, o autor do mês, a decoração da biblioteca e a criação do blog, entre outros.
Para que possamos recordar tão bons momentos, aqui ficam algumas imagens que transmitem a essência da nossa biblioteca.


segunda-feira, 18 de junho de 2007

Inauguração da Biblioteca da EB1 de Nossa Senhora de Campanhã



Foi inaugurada hoje, pelo Vereador do Pelouro da Educação, Juventude e Inovação, Vladimiro Feliz, a biblioteca da Escola Básica e Jardim-de-Infância de Nossa Senhora de Campanha, integrada no Agrupamento Vertical de Escolas do Cerco. A iniciativa contou com a presença de Teresa Calçada, coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares do Porto (RBEP) e comissária adjunta do Plano Nacional da Leitura.


A biblioteca do referido estabelecimento de ensino é uma das três bibliotecas de escolas do 1º ciclo que integraram a Rede de Bibliotecas Escolares este ano lectivo, perfazendo agora um total de 27 bibliotecas escolares do 1º ciclo da cidade do Porto. Teresa Calçada salientou a importância desta rede na formação das crianças, realçando que “a qualidade de vida e a cidadania passam pelo desenvolvimento da literacia das populações e isso deve ser um desiderato também das autarquias”. A coordenadora da RBEP afirmou ainda que a biblioteca deve ser um instrumento usado em complemento com o plano curricular e como um recurso natural da escola.Este último ponto foi, aliás, reiterado por Vladimiro Feliz, que salientou o facto de a criação de hábitos de leitura ser também uma das prioridades do pelouro. ”Ao criar espaços como estes, estamos a dar novas oportunidades a estas crianças e a criar uma geração de futuro”. O autarca realçou ainda o facto de esta nova biblioteca conseguir aliar os três pilares indispensáveis para a formação da cidadania: a língua portuguesa, a matemática e as novas tecnologias. “Ao criar uma geração que desenvolva os três pilares, estamos a abrir-lhes novos horizontes e a promover o conhecimento.”

Nova Sugestão

As férias aproximam-se e há um pouco mais de tempo para ler; portanto, a nossa biblioteca faz uma nova sugestão de leitura.

Os Herdeiros da Lua de Joana é uma peça de teatro na qual Maria Teresa Maia Gonzalez retoma as personagens de A Lua de Joana no momento do seu luto pela perda irreparável que sofreram. Nesta peça, as personagens confrontam-se entre si, transmitindo uma advertência contra o uso de drogas que é cada vez mais importante nos tempos que correm.Trata-se de um texto dramático dirigido principalmente às escolas, uma vez que foram muitas as que levaram à cena a dramatização de A Lua de Joana. Sendo Os Herdeiros da Lua de Joana um texto propositadamente escrito para ser representado, a tarefa de levar ao palco da escola uma dramatização ficará bastante facilitada.

quarta-feira, 13 de junho de 2007

Página da Escola


O Agrupamento Vertical de Escolas do Cerco do Porto já tem uma página onde estão disponíveis várias informações, como os diferentes serviços, órgãos, projectos, turmas, etc.
A criação da página é da responsabilidade de uma equipa de professores que carinhosamente se envolveram nesta iniciativa.
Parabéns aos que conceberam e realizaram e também àqueles que contribuiram com todo o tipo de informações.
Não há dúvida que "Tudo vale a pena se a alma não é pequena".
Visitem a página e conheçam melhor a nossa escola.

Lugar à Poesia

Título: Real..mente
Autora: Teresa Guedes

"Na primeira parte deste livro, destinada aos mais novos, as palavras reinam de uma forma divertida. Para os mais crescidos,na segunda parte, ostentam um manto de sedução. Realmente! Esta palavra pode exprimir admiração por quem tem uma mente lúcida e excelente. Real....mente: não pertence à realeza, mas o palácio de uma mente é uma enorme riqueza. Os reis verdadeiros sonham com tronos de livros e abdicam dos seus reinados, por uma rara e cobiçada coroa de palavras preciosas..."

Mais uma sugestão da nossa biblioteca, numa prateleira perto de todos.

Isabel Ricardo Amaral



Quem não se lembra da escritora Isabel Ricardo Amaral, que tão amavelmente nos visitou durante a "Semana da Leitura" que decorreu de 5 a 9 de Março?

Foi uma manhã inesquecível. A nossa ilustre convidada chegou com um sorriso e conversou com os alunos sobre os seus livros e personagens... reais, confidenciou-nos.

A atenção com que os alunos ouviam as suas palavras e o cuidado nas questões colocadas foram um momento excelente de partilha.

Por que não conhecer melhor esta autora e a sua obra?

Fica aqui a sugestão: visitar a sua página

www.isabelricardo.com

A Biblioteca recomenda...



Histórias de ir à bola, José Jorge Letria

Os contos que podemos ler neste livro, obra recomendada no Plano Nacional de Leitura, revelam um tema comum, tanto do agrado dos nossos jovens.

Trata-se de um conjunto de nove textos narrativos, em tom humorístico e, por vezes, satírico, que envolvem desde o início o leitor. O discurso é bastante acessível, repleto de vocabulário próprio da gíria futebolística, que provoca o riso. Encontramos personagens e episódios cómicos, como por exemplo: um árbitro que engole um apito, um cão chamado Pelé ou, ainda, um almoço entre uma Águia, um Leão e um Dragão.

José Jorge Letria, de forma engraçada, brinca com um tema tão actual como o futebol, permitindo que os leitores se deixem invadir pelas suas personagens. Certamente que este livro será do agrado de todos.

Boa Leitura!!!!!

sexta-feira, 8 de junho de 2007

Empréstimo domiciliário



Atenção

A partir do último dia 6, não é possível requisitar mais livros da biblioteca, pois corremos o risco de não serem devolvidos. Certamente que todos compreenderão esta decisão. No final do ano lectivo, há sempre alunos mais esquecidos, atarefados com os últimos testes e/ou trabalhos, aturdidos com o calor ou simplesmente esquecidos.

Àqueles que ainda desfrutam da companhia do livro, façam um esforço e separem-se dele. No próximo ano, cá estaremos.

Está viva...

Ao fim de tanto tempo, certamente que os nossos visitantes mais assíduos já teriam pensado: o que terá acontecido ao blog da Biblioteca?
Não há motivo de alarme. Aconteceu apenas que a sua coordenadora esteve ausente, mas nada grave.
Agora, o blog vai voltar novamente à companhia de todos.
A primeira novidade é os prémios ganhos pelos nossos alunos. Para não perderem um único momento de tudo o que se passou, aconselho-os a visitar o blog do 9ºA em www.9acerco.blogspot.com
Lá encontrarão os sinónimos de empenho, motivação e sucesso.
Parabéns!!!!
Não posso também deixar de agradecer a todos os que nos continuaram a visitar.