"História da Gata Borralheira"

"Lúcia tinha dezoito anos e era este o seu primeiro baile. Tinha vindo com a tia que era sua madrinha.
Seguida por Lúcia, a tia atravessou a grande entrada iluminada e, com os brincos a tilintar, avançou para os donos da casa que estavam de pé à porta da primeira sala.
Falaram-se e beijaram-se e, enquanto se falavam e beijavam, Lúcia, um pouco entontecida por tantas caras desconhecidas e tantos vestidos de tantas cores e pela profusão de vozes e flores e luzes e perfumes, tudo para ela confusamente próximo demais e acumulado demais, só pôde ver que o vestido da dona da casa era azul e que a cara do dono da casa era encarnada amável como uma maçã polida.
Resolveu ir ao quarto de vestir. Indagou onde ficava, explicaram-lhe que no andar de cima, à esquerda.
Saiu da sala de baile, atravessou a entrada, subiu a escada. Mas a meio da escada fugiu-lhe o sapato do pé direito. Olhou com terror em sua roda. Ninguém tinha visto.
- Tenho que caminhar com cuidado - suspirou.
No quarto de vestir estavam três raparigas a pentear-se em frente do espelho. Não a viram entrar. Conversavam umas com as outras mas cada uma olhava o seu reflexo.
Estavam agora dançando no meio da sala, precisamente no meio da sala, debaixo do lustre, quando o sapato esquerdo escorregou do pé de Lúcia. Ela sentiu-o escorregar mas, levada pelo movimento da dança, não conseguiu parar logo para o segurar. Olhou e viu o sapato separado de si no meio da sala.
Daí a dias Lúcia foi viver com a tia."
Este excerto do conto História da Gata Borralheira, de Sophia de Mello Breyner, está a ser estudado pelo 8ºC desde há algumas aulas e eles sugerem a sua leitura.
Existem alguns elementos comuns entre este conto e o tradicional, mas com um final completamente diferente e inesperado. Agora só é preciso lê-lo e descobrir por si próprio.
Pode ser requisitado na Biblioteca da nossa escola e existe em quantidade suficiente para satisfazer os nossos leitores. O conto faz parte do livro Histórias da Terra e do Mar.
Brevemente, serão aqui inseridas as opiniões dos alunos relativamente a esta obra.
Fiquem à espreita!!!!
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home